Automutilação

outubro 08, 2017

Olá, olá!

Trago aqui ao blog uma nova etiqueta "help", que será sobre vários problemas, assuntos em que as pessoas precisam de ajuda e todos os gestos/palavras podem fazer a diferença.

Isto surgiu devido a umas publicações que vi no blog da Jheniffer (Propósito Feminino), em que ela abordou alguns temas de situações mais difíceis.




O tema deste post será sobre a automutilação e peço-vos desde já que votem na sondagem ao lado e sejam sinceros, ela é anónima.

Este não é um tema fácil, assim como muitos outros.

O que é a automutilação?
É qualquer comportamento intencional de agressão ao nosso próprio corpo, sem a intenção consciente de suicídio.

Quem nunca passou por isto, muitas das vezes, acha que esta é uma atitude para chamar a atenção mas está enganado. A pessoa que o faz sente-se aliviada naquele momento, nenhuma dor física que ela possa provocar no seu corpo será superior ao que sente interiormente. É uma tentativa de diminuir a dor psicológica.

Qual é o motivo pelo qual eu digo que a pessoa não quer chamar a atenção? Porque quem o faz, tenta esconder. Cobre as cicatrizes com roupa ou inventa uma explicação.

Partilho convosco que, numa fase menos boa da minha vida, eu o fazia. Como disse anteriormente sentia um alívio imenso. Normalmente quem o faz sente imensa dificuldade em se expressar, dificilmente chora em frente aos outros, isola-se, guarda a dor para si e termina o dia a tentar retira-la através de um x-acto contra a pele.

Há casos em que é mesmo necessário a ajuda de um profissional para deixar de o fazer.

Vejam a partilha da Jhennifer acerca deste tema: aqui.
Não se esqueçam de votar na sondagem.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Conheço bem esse problema, e por vezes, ou na maior parte dos casos a auto-mutilação está mais ligada com a frustração que a pessoa sente!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Existem tanto temas que deviam ser abordados para por vezes não ouvirmos certos tipo de comentário
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. É um assunto tão complicado. Procurar ajuda especializada é essencial.
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar

« a palavra é o espelho da alma »

Like us on Facebook