Trata-me por tu.

janeiro 25, 2018


Eis a questão.

Este é um assunto que voltou à minha cabeça recentemente, pelo simples facto de estar a fazer estágio e ter de trabalhar com pessoas que nunca vi na vida. E é sempre aquela história do "trato por você ou por tu?". O certo é que eu trato por você até ao momento em que a pessoa me disser o contrário, sendo que eu prefiro que me tratem por tu.

Só que isto fez-me lembrar algo, antigo, mas que mexeu comigo há uns aninhos atrás. Como sabem tenho 21 anos, tive o meu primeiro trabalho a sério aos 18 anos, assim que terminei o secundário.

Nesse trabalho, lembro-me tão bem de um acontecimento que me fez sentir posta de parte. Pois bem, passo a explicar:

Eu trabalhava como Auxiliar da Ação Educativa e um dia tive de ficar até mais tarde com uma Educadora, porque tinha havido reunião de pais. Então, eu ainda não tinha carro, andava de transportes e ia demorar uma eternidade a chegar a casa visto que raramente passavam autocarros. Posto isto, a Educadora pediu para outra Educadora me dar boleia. Eu aceitei, até porque achei simpático da parte delas.

Estava eu e a Educadora no carro, à conversa, e eu digo-lhe: pode tratar-me por tu.
E ela responde: Ah, Sara, eu não consigo. Trato TODA a gente por você, até os meus pais.
E eu fiquei tipo: tudo bem, é mesmo dela.

Dia seguinte estou no refeitório e vejo-a com a maior à vontade a tratar outra Educadora por tu, como se tivessem sido colegas na escolinha.
Basicamente ela não me queria tratar por tu porque era Educadora e eu uma simples Auxiliar, num cargo abaixo dela e diziam-lhes (às educadoras) que tinham de tratar todas as auxiliares por você porque é tipo uma barreira, aquela linha que separa a ralé do pessoal do topo.

E o meu pensamento é: Ri-dí-cu-lo!
Felizmente nem todas cumpriam essa "ordem" idiota. Até porque tratar por "tu" não é faltar ao respeito.

E vocês? O que pensam disto?
Preferem que vos tratem como?


imagem retirada do pinterest, apenas editada.

You Might Also Like

22 comentários

  1. Também nunca sei como tratar a pessoa. O meu patrão foi também o meu orientador de estágio quando lá estive no 12º ano. Hoje já tem quase 40 mas continua a ser muito "jovem" e levei uma eternidade para me habituar a tratá-lo por tu,a pedido dele. não conseguia nem por nada mas quando comecei a trabalhar lá, com o tempo habituei-me :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que sinto muita dificuldade em tratar por tu, mas na maioria das vezes, quando são colegas de trabalho, prefiro por tu.~
      Beijinho

      Eliminar
  2. Eu também costumo tratar por "você" até me dizerem o contrário... Mas, sou da mesma opinião que tu, não há mal nenhum em tratar alguém por "tu" desde que o façamos sempre com respeito. Isso, sim, é importante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato! Não é falta de respeito, mas há quem ache que sim.
      Beijinhoo

      Eliminar
  3. lovely post darling well i love to read your post keep posting..KISS
    https://clicknorder.pk online shopping in lahore

    ResponderEliminar
  4. Não gosto nada que me tratem por você. Até as minhas alunas quando por exemplo "professora olhe" em vez de olha, faz-me confusão. Percebo que seja a forma como são educadas, também eu fui ensinada a respeitar os mais velhos, mas é estranho. Trato as pessoas mais velhas por você por respeito e porque nem toda a gente pensa da mesma maneira que eu mas se me dizem "podes tratar por tu" eu trato. Eu trato os meus pais e os meus avós por tu e isso não significa que lhes estou a faltar ao respeito. Vai de mentalidades e da forma como se é educado.
    Isso que te aconteceu foi só ridículo, há pessoas que se acham melhores só por terem cargos "mais importantes".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente há muitas pessoas assim, como a que referi acima, e é realmente ridículo.
      Trato também a minha mãe por tu, a minha patroa, etc, e não falto ao respeito desta forma.

      Beijinho

      Eliminar
  5. A sério? Mas estamos em que século afinal?!
    Há muita gente com a mania que é mais que os outros...

    ResponderEliminar
  6. Também prefiro que me tratem por "tu", sem dúvida!
    Em relação ao que te aconteceu.. há coisas que não cabem na cabeça de ninguém!!!
    Gostei do blog, segui!
    Beijinho, Bia ❤
    https://beautystuffblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz!
      Há muitas pessoas assim, infelizmente :\
      Beijinho

      Eliminar
  7. Haja paciência para gente que tem a mania que é boa.

    ResponderEliminar
  8. Eu, também, prefiro que me tratem por "tu".


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Prefiro que me tratem por tu, é certo. Mas há certas pessoas (até pessoas da família) que não consigo tratar por tu. Por mais que tente, não dá.

    Beijinhos, A Namastê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses são casos diferentes, há pessoas que tmb n consigo tratar por "tu", mas por exemplo, colegas de trabalho gosto que me tratem por "tu"

      Beijinho

      Eliminar
  10. Profissionalmente, prefiro que me tratem por você. Nos meus estágios, as minhas orientadoras sempre me disseram para exigir que todos os pacientes me tratassem por você, para manter um ar profissional. A nível pessoal, quer seja amigos ou, futuramente, colegas de trabalho, prefiro que me tratem por tu :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

« a palavra é o espelho da alma »

Like us on Facebook